Começou nesta quinta, no município de Chã Grande, no agreste pernambucano, a I Conferência Livre de Comunicação para Cultura.
Até domingo, representantes das Redes de Comunicação para a Cultura de Pontos e Pontões de Cultura e de projetos premiados no edital Pontos de Mídia Livre de todo Brasil, discutem temas em debate na I Conferência Nacional de Comunicação, em interface com os temas da II Conferência Nacional de Cultura.
Primeiro dia
A Conferência começou com uma solenidade que contou com representantes da UFPE, MinC e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.
Na sequência, iniciou-se a Conferência de Abertura, com o tema Cultura e Comunicação, diretrizes e interfaces para a I Conferência Nacional de Comunicação e II Conferência Nacional de Cultura. Em pauta, novos paradigmas para comunicação no país e criação de mecanismos que favoreçam a produção, circulação e fruição da cultura, aprofundando a relação de complementariedade existente entre os dois campos.
Foram constituídos os grupos de trabalho, que se reunirão ao longo dos dias e terão suas propostas sistematizadas. No domigo, as propostas serão submetidas à plenária final. Os relatórios aprovados serão encaminhados às comissões nacionais de organização das conferências de cultura e comunicação.
As temáticas dos GDs estão divididos em quatro eixos: Audiovisual, Cultura Digital, Comunicação e Redes de Comunicação para Cultura.
CUCA da UNE presente
Representantes do Pontão de Cultura CUCA da UNE, do CUCA Pernambuco e da União Nacional dos Estudantes estão presentes na Conferência. Para Fellipe Redó, diretor de cultura da UNE, esse momento é favorável para os movimentos de cultura do Brasil. Redó destaca a aprovação da PEC 150 na Comissão de Tramitação da Câmara Federal.
O CUCA Pernambuco, valoriza a iniciativa do evento no Estado e no primeiro dia deu o tom de boas vindas aos participantes do Brasil.