28 de setembro de 2009

10 º Seminário Nacional do CUCA da UNE

Tendo sido aprovado como prêmio de Apoio a Pequenos Eventos Culturais da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, o 10º SEMINÁRIO NACIONAL DO CUCA DA UNE - JUVENTUDE, CULTURA E EDUCAÇÃO – DIMENSÃO DE SABERES, pretende discutir de forma aprofundada os temas referentes às relações entre cultura, juventude e política, em sintonia com as resoluções dos Fóruns Nacionais dos Pontos de Cultura, articulado com as Conferências Nacionais de Cultura e Comunicação e elaboração de políticas públicas e ações coletivas sobre estes temas.

O seminário Juventude, Cultura e Política – dimensões de saberes será dividido em Roda de conversa; oficinas; visitas a Pontos de Cultura e apresentações artísticas. Os debates da Roda de Conversa aprofundarão questões específicas do tema central e serão intercalados com oficinas e apresentações artísticas de Pontos de Cultura. Seguindo uma linha de mistura de gerações, em toda a programação buscaremos mesclar pessoas jovens e mais experientes para estimular trocas e intercâmbios entre gerações.

CUCA é o apelido de Centro – ou Circuito – Universitário de Cultura e Arte, atuando como instituição cultural da União Nacional dos Estudantes. A palavra Centro refere-se ao espaço, onde se aglutina e articula a jovem produção universitária, e a idéia de Circuito remete a construção de uma rede de circulação destes mesmos produtos e bens culturais.

Condecorado em 2005 com a Ordem do Mérito Cultural, principal premiação do Ministério da Cultura, e integrante do Conselho Nacional da Juventude, o CUCA da UNE está interligado por uma rede que gravita em torno do programa "Pontos de Cultura", juntamente com as universidades brasileiras.


PROGRAMAÇÃO

Data 9 a 12 de outubro
Local Rio de Janeiro
Público estimado Estudantes universitários integrantes dos CUCAs da UNE nos estados, lideranças estudantis, juventude em geral, integrante da rede dos Pontos de Cultura; (200 pessoas)


09/10 6ª feira
18:00 Credenciamento e receptivo
19:00 Mesa de Abertura: JUVENTUDE, CULTURA E POLÍTICA21:00
Apresentação de Pontos de Cultura

10/10 sábado
10:00 Debate: Conferência Nacional de Cultura
16:00 Debate: Conferência Livre de Comunicação
20:00 Espetáculo Teatral: Cia. do Latão
22:00 Festa de Confraternização: Tá Na Rua Manifesta

11/10 domingo
10:00 Painel Apresentação, experiências e perspectiva do CUCA da UNE
16:00 Painel Plano Estratégico do CUCA da UNE
12/10 Segunda-feira feira
10:00 Assembléia da diretoria do CUCA da UNE
Contatos
Rafael Buda Coordenador CUCA Pernambuco

Rio - São Paulo

Alexandre Santini Coordenador Geral do Instituto CUCA da UNE
santini.as@gmail.com [21] 9505.0812

Fellipe Redó Diretor de Cultura da UNE
felliperedo@gmail.com [21] 9383.0987

Rafael Gomes Comunicação e Blog CUCA da UNE
rgomescuca@gmail.com [11] 2619.6708