29 de setembro de 2009
2º festival.sonora.ufpe
Trinta Bandas de músicas autorais formadas por estudantes, técnicos administrativos e docentes da UFPE se inscreveram no 2º Festival sonora.ufpe. Dessas, 13 foram pré-selecionadas pela comissão julgadora formada pelos professores Mauro Maibrada (Departamento de Música), Fernando Rangel (Departamento de Música) e Artur Ortenblat (suplente), além de Roger de Renor (produtor cultural), Luciana Lima dos Santos (representante do DCE) e Vinícius José Costa Melo (representante do Cuca).
As 13 bandas pré-selecionadas devem se inscrever, por ordem de chegada, para a passagem do som, entre 13h e 17h, no Teatro da UFPE, nessa quarta-feira (30). A apresentação ao vivo, aberta ao público, será realizada diante da comissão julgadora, no dia 1º de outubro, das 9h às 13h, no Teatro da UFPE. Será avaliada apenas a música concorrente de cada banda e serão classificadas, com premiação, as três primeiras finalistas. A divulgação do resultado final acontecerá no dia 5 de outubro e estará disponível no site da UFPE.
O festival é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), junto ao Centro de Convenções (Cecon), ao Departamento de Música, ao Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e ao Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Contatos
Proext: (81) 2126.8130/ 2126.8642
Cuca: (81) 8750.9334/ 9245.0322
Cecon: (81) 3453.4344
Por ordem alfabética, estas são as 13 bandas classificadas na pré-seleção do 2.festival.sonora.ufpe:
01. A Caravana do Delírio
Gênero: Rock
Título da Música: Sistema nervoso
Responsável: Matheus Torreão
Departamento de Comunicação Social - CAC
02. Caapora
Gênero: Regional, instrumental, universal
Título da Música: Samba de hermano
Responsável: Celso Hartkopf Lopes Filho
Departamento de Design - CAC
03. Dolorez
Gênero: Acústico
Título da Música: Lacuna
Responsável: Marina Paulo dos Santos Silva
Departamento de Comunicação - CAC
04. Glauco e o Trem
Gênero: MPB
Título da Música: Notícia popular
Responsável: Glauco César de Lima e Silva Segundo
Departamento de Música - CAC
05. Helton Moura & O Cambaio
Gênero: Rock progressivo
Título da Música: Coeviacá
Responsável: Herweton de Moura Silva
Departamento de Filosofia - CFCH
06. Jashtafary
Gênero: Reggae
Título da Música: Até quando
Responsável: Huilton Carlos Chaves Medeiros da Silva
Departamento de Design - CAC
07. Mors
Gênero: Rock alternativo
Título da Música: A tempestade
Responsável: Hugo Ricardo de Oliveira Alves (Hugo Rioli)
Departamento de Matemática - CCEN
08. O Quadro
Gênero: Instrumental Pernambuco (Tendência Armorial)
Título da Música: Palma com Calango
Responsável: Nelson Almeida
Departamento de Música - CAC
09. Os Airados
Gênero: Rock
Título da Música: No sopro de um vento
Responsável: João Vítor Xavier de Sousa
Departamento de Música - CAC
10. Rua
Gênero: Minimalista
Título da Música: Só
Responsável: Yuri Pimentel Araújo
Departamento de Música - CAC
11. Semente de Vulcão
Gênero: Alternativo
Título da Música: Semente de Vulcão
Responsável: Ruan Andrade Nogueira
Departamento de Ciências Sociais - CFCH
12. Som de Bardo
Gênero: Samba
Título da Música: Não sei sambar mas faço samba
Responsável: Francisco Nery
Departamento de Ciências Sociais - CFCH
13. Wisqueiro Voluptuose Band
Gênero: Funk/Soul
Título da Música: Linda crioula
Responsável: Alexandre de Souza Barros
Departamento de Música - CAC
Contagem Regressiva
Local: Mini-Auditório II do CAC
Hora: 15h às 18h
01 de Outubro (quinta)
Local: Mini-Auditório II do CAC
Hora: 14h às 16h
- Plano de Ação e encaminhamento de propostas
Local: Mini-Auditório II do CAC
Hora: 16h às 18h
- Apresentação de Ponto de Cultura (a definir)
CUCA Pernambuco
Em reunião realizada à 2 semanas, o CUCA Pernambuco decide avançar com proposta de ter um circuito de cultura articuladado aqui no estado, e já entra em ação para formação de novos núcleos de CUCA.
A idéia seria estimular novos estudantes a participarem do centro universitário de cultura e arte, promovendo neste primeiro momento um mapa cultural e um canal de notícias para o Blog, com informações vindas de todas as partes do estado.
Foram propostas do coletivo realizar também 2 campanhas ainda este ano, a de formação de DAs - Diretórios Acadêmicos e CAs - Centros Acadêmicos nos cursos de artes e comunicação, bem como uma campanha para garantir nossos direitos a meia-entrada.
Fiquem atentos, mandem sugestões por e-mail e participem!!!
28 de setembro de 2009
10 º Seminário Nacional do CUCA da UNE
09/10 6ª feira
II Congresso de Cultura Ibero-Americana
O II Congresso de Cultura Ibero-Americana – Cultura e Transformação Social é uma iniciativa da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), Ministério da Cultura do Brasil e do SESC São Paulo, a ser realizado de 30 de setembro a 03 de outubro de 2009, na cidade de São Paulo. O evento reúne 22 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela) e da Península Ibérica (Andorra, Espanha e Portugal).
Sua primeira edição ocorreu em 2008 na Cidade do México, tendo como tema “O Cinema e a Produção Audiovisual”. Neste ano, com o tema “Cultura e Transformação Social”, o encontro ressaltará as potencialidades da cultura ibero-americana a partir do intercâmbio de conceitos e práticas que contribuem para a formação e o fortalecimento de políticas públicas que considerem a cultura como campo fértil para o desenvolvimento econômico e social, a serem discutidas por meio de conferências, mesas de debate, relatos de experiências, além de contar com uma programação cultural na qual se destacarão apresentações artísticas, mostra audiovisual e exposições.
Atividades Artísticas
A identidade e a diversidade compõem a essência da cultura ibero-americana, cujo caráter múltiplo a torna capaz de transformar realidades. Diferentes matizes, contradições históricas e a construção contínua de um cotidiano autêntico nos permitem descobrir a nós mesmos e aos outros em busca de um diálogo comum.
O II Congresso de Cultura Ibero-americana toma como tema “cultura e transformação social,” investigando sobre seus caminhos nos países da Ibero-América. Traz implícitos os princípios do compartilhamento de culturas e da convivência pacífica, motivada pela arte, entre pessoas de comunidades e valores distintos.
Nessa perspectiva, o evento conta com uma programação artística que envolve artes visuais, artes cênicas e audiovisual.
Transformar com Arte, de Bené Fonteles
A exposição apresenta a cultura brasileira, por meio de fotografias e objetos, liberta de conceitos que distinguem cultura popular de cultura erudita, embora permanentemente vinculada à consolidação da identidade nacional brasileira.
Texto de abertura - Bené Fonteles
SESC Vila Mariana - Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São PauloTelefone: (11) 5080-3000A partir de 1º de outubro.
Lançamento da Rede Latino-Americana de Teatro Comunitário e apresentação do espetáculo El Quijote
A Rede Latino-Americana de Teatro Comunitário é uma organização criada por coletivos teatrais de diversos países da América Latina que compartilham experiências de transformação social e humana por meio do teatro em comunidade.
O espetáculo El Quijote é uma adaptação do clássico de Miguel de Cervantes, escrita por Santiago Garcia. Produzido pelo Grupo Pombas Urbanas em conjunto com artistas de 13 países da Ibero-América, constitui um marco pelo desafio em si de encenar Cervantes sob os princípios do teatro comunitário.
SESC PompéiaRua Clélia, 93 – Pompéia - São PauloTelefone: (11) 3871-7700Dia 2 de outubro, às 20h30
Mais informações: http://www.congressoiberoamericano.com.br/
24 de setembro de 2009
Culturata em comemoração ao dia da juventude
Nesta sexta-feira (25/09) a UJS (União da Juventude Socialista) junto com todas as juventudes organizadas de Olinda e a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude promovem a Culturata em comemoração ao dia da juventude (22/09). O evento contará com a presença de orquestras de frevo e bonecos gigantes para animar os jovens.
A intenção do evento é festejar a juventude e incentivá-la a empunhar as suas bandeiras de luta. Firmando isso, o movimento social irá entregar uma carta de intenções da juventude ao prefeito do município, Renildo Calheiros. Com iniciativa da Coordenadoria de Juventude do Município, a Culturata sai da Praça 12 de março, às 14h, e segue até a frente da Prefeitura de Olinda. PARTICIPE!
II Festival de Orquestras de Pau e Corda
Organizado pela Prefeitura de Olinda, o evento conta com o apoio da Fundarpe e da Caixa Econômica e tem a intenção de valorizar o frevo e torná-lo um ritmo que pode ser ouvido em qualquer época do ano . As orquestras convidadas irão tocar 4 músicas principais de seu repertório e serão homenageadas com medalhas. Lembrando que o Festival é mais uma iniciativa para divulgar a cultura pernambucana.Vale a pena conferir.
Programação:
Sexta-feira (25), a partir das 19h
- Orquestra Evocações (participação do Ponto de Cultura Veredas, com o espetáculo Saudação ao Frevo)
- Orquestra do Bloco Banhistas do Pina
- Orquestra do Bloco Flor de Eucalipto
- Orquestra do Bloco Um Bloco em Poesia
- Orquestra do Bloco Pierrot de São José
Sábado (26), a partir das 19h
- Orquestra do Bloco Menestréis de Paulista
- Orquestra do Bloco O Bonde
- Orquestra do Bloco Eu Quero Mais
- Orquestra do Bloco Cordas e Retalhos
- Orquestra do Bloco Flor da Lira de Olinda
I Conferência Livre de Comunicação para Cultura
As temáticas dos GDs estão divididos em quatro eixos: Audiovisual, Cultura Digital, Comunicação e Redes de Comunicação para Cultura.
23 de setembro de 2009
Route 2009 - Onde o universitário faz sentido.
A UNICAP está recebendo durante esta semana a carreta cultural da Volkswagen. O caminhão está localizado no final da Rua do lazer e funcionará das 8h às 13h e das 18h às 22h. Os estudantes podem se inscrever nos jogos oferecidos dentro do automóvel, como a corrida de autorama.
Além disso, uma palestra sobre Sustentabilidade será realizada no próximo dia 24 (quinta-feira), às 19h, no auditório do bloco G2.
17 de setembro de 2009
Festival da Primavera - Petrolina
Nesta sexta-feira (18) terá início mais um evento oficial do calendário cultural do Estado. Organizado pelo Governo de Pernambuco, o Festival Pernambuco Nação Cultural acontece integrado ao 5º Festival da Primavera entre os dias 18 e 26 de setembro em Petrolina.
O município comemora em setembro 114 anos de emancipação e para comemorar contará com a presença de Geraldo Azevedo (natural de Petrolina), Maciel Melo, Adilson Ramos e os grupos Matingueiros, Eddie e Nação Zumbi. O palco será montado na Orla de Petrolina, em frente à Porta do Rio e no dia 21 de setembro (dia exato da emancipação) as bandas Fogo de Mulher e Psirico animam a festa.
Além da programação de palco, o Festival Pernambuco Nação Cultural – Sertão do São Francisco também promove oficinas de formação dirigidas à classe cultural da região. Serão ministradas capacitações sobre elaboração de projetos culturais, sobre o edital do Funcultura 2009, Patrimônio Vivo de Pernambuco e sobre Educação Patrimonial, todos abertos ao público e com inscrições gratuitas. As oficinas acontecem no Centro de Convenções.
Entre os dias 22 (terça) e 26 (sábado) o destaque, no centro da cidade, vai ser da cultura popular. A Fundarpe em parceria com a prefeitura de Petrolina montou um palco no centro da cidade onde haverá um intercambio entre artistas populares dos sete municípios que integram o Sertão de São Francisco.
Para maiores informações e a programação completa do evento, acesse http://www.nacaocultural.pe.gov.br/
16 de setembro de 2009
Cultura é contemplada no fundo do pré-sal
Ministro Juca Ferreira garante inclusão no fundo do pré-sal de 1% dos lucros para área cultural. Presidente da UNE defende porque este é o momento de debater a destinação das verbas da riqueza ainda não explorada.
Ninguém sabe ao certo o volume de riquezas existente ou capaz de ser comercialmente extraído das reservas de petróleo do pré-sal, situadas a 8 mil metros de profundidade. As cifras aventadas - de até R$ 8,7 trilhões - não levam em conta, dizem os grandes veículos de comunicação e os oposicionistas do governo Lula, a que custo o petróleo do pré-sal será explorado nem os tributos que terão de ser recolhidos antes que as receitas possam ser distribuídas.
Outro argumento utilizado por estes setores é que “esse dinheiro não pode ser materializado no curto prazo, já que os investimentos são de longa duração”, o que significaria “que não existe cálculo minimamente confiável”, conforme publicou na ultima sexta-feira (11/9), no jornal Folha de S. Paulo, o jornalista Marcio Aith.
Grandes veículos de comunicação, oposicionistas e até uma parcela mais estreita dos movimentos sociais criticam “uma disputa barulhenta” que estaria havendo em torno da distribuição dos recursos oriundos do pré-sal, como fosse esta uma discussão sobre o ovo antes que o mesmo extrapolasse os limites da cloaca da galinha.
O presidente da UNE, Augusto Chagas, defende que este é exatamente o momento de ser feita a discussão sobre a destinação dos prováveis recursos do pré-sal: “É legítimo garantir em lei a aplicação dos recursos que virão daqui a 10, 15 anos, em áreas que ajudem a garantir que o ciclo de desenvolvimento seja acompanhado de progresso social. Não podemos submeter esta decisão à conjuntura política de cada governo após o início da exploração do pré-sal”.
Augusto coloca a UNE ao lado dos setores com visão nacionalista e clama unidade na defesa do novo marco regulatório, pois considera que as regras atuais favorecem leilões abertos e, por isso, acredita que pode trazer ameaça de desnacionalização das riquezas. “Se observarmos a história, veremos que na época da campanha ‘O Petróleo é nosso’ havia dois campos: os que defendiam uma política nacional com desenvolvimento de tecnologia própria para exploração do petróleo e aqueles que diziam que o Brasil não possuía a tecnologia e não teria condições de realizar a exploração sem ajuda externa. A UNE nunca vacilou em defender os interesses nacionais. Nem antes, nem agora”.
Depois da UNE realizar ampla campanha por 50% dos lucros do pré-sal para a Educação, o Ministro Juca Ferreira, na semana passada, garantiu em reunião ministerial vitória em uma bandeira que vem levantando desde a sua posse: o direcionamento de 1% da riqueza do pré-sal para assegurar acesso pleno dos brasileiros à cultura. O setor de cultura foi incluído entre aqueles beneficiados pelo fundo social do pré-sal, cuja criação foi proposta pelo governo na semana passada. O texto compõe os projetos que o presidente Lula encaminha ao Congresso com compromisso do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), de que sejam votados até novembro deste ano.
O texto do projeto encaminhado ao Congresso dispõe que os recursos do pré-sal serão aplicados em projetos e programas nas áreas de combate à pobreza e de desenvolvimento da educação, da ciência e tecnologia, da sustentabilidade ambiental e da cultura.
Os percentuais para cada área e o modo de funcionamento do Fundo Social ainda serão definidos pelo Congresso. Portanto, por enquanto, o percentual de 1% mencionado pelo ministro ainda é um desejo.
"O pré-sal dará ao país a oportunidade de fazer uma discussão séria sobre desenvolvimento", disse Ferreira. "A maioria dos países produtores não soube utilizar o petróleo. Jogou pelo ralo a riqueza em projetos megalomaníacos. Temos de fazer diferente.
Folha de S. Paulo
15 de setembro de 2009
- Cena Brasil abre inscrições para 2009 -
Outras informações pelo e-mail: cenabrasilolinda@gmail.com
14 de setembro de 2009
1º Seminário Estadual do CUCA - 30/09 e 01/10 - CAC (Centro de Artes e Comunicação - UFPE)
O 1º Seminário reunirá as informações necessárias para identificar o conjunto de ações, projetos e atividades desenvolvidas pelo CUCA da UNE e da rede dos pontos de cultura.Como parte de seu objetivo, o CUCA segue em desvelar as qualidades das expressões artísticas e culturais de dentro e fora da universidade, o que também envolve sua própria produção, na busca do fortalecimento e do aprofundamento das suas ações como uma rede repleta de pontos de intersecção, nos quais se identifica a função conjugada de cada componente de uma infinita diversidade.
Nesse sentido, o CUCA no segundo dia de atividade irá estimular os estudantes à indicar os rumos do seu trabalho nos próximos dois anos, na perspectiva de cada vez mais se entrelaçar com os destinos políticos, sociais, econômicos e culturais de nossa sociedade.
Programação:
30 de Setembro (quarta)
- Juventude, Cultura e Política
Local: Auditório do CAC
Hora: 15h às 18h
- Apresentação de Ponto de Cultura (à definir)
01 de Outubro (quinta)
- CUCA e Movimento Estudantil: Possibilidades e Perspectivas
Local: Auditório do CAC
Hora: 14h às 16h
- Plano de Ação e encaminhamento de propostas
Local: Auditório do CAC
Hora: 16h às 18h
- Apresentação de Ponto de Cultura (à definir)
Então é isso,vamos divulgar e espalhar essa informação. Tá todo mundo convidado para o nosso 1º Seminário Estadual do CUCA.
Recife recebe a I Conferência Livre de Comunicação para a Cultura
Esta primeira edição do evento vai anteceder a realização da I Conferência Nacional de Comunicação (I Confecom) e da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC) - programadas, respectivamente, para dezembro de 2009 e março de 2010. Ambas têm como objetivo, a discussão da comunicação como direito, especialmente no que incide sobre questões como soberania, liberdade de expressão, inclusão cultural e digital, diversidade e identidades culturais, sustentabilidade das cadeias produtivas e economia criativa, convergência tecnológica e legislação, regionalização da produção, dentre outros tópicos relevantes. Ou seja, neste momento, as duas conferências são bastante complementares.
Este encontro nacional também se propõe a ‘aproximar as pontas’ das diversas redes de comunicação para a cultura hoje em atuação no Brasil, capazes de agregar discussão de temas relevantes sobre políticas públicas para a cultura, democracia e desenvolvimento sustentável com a produção de conteúdo de Pontos e Pontões de Cultura.
Ao longo dos quatro dias serão realizadas conferências, grupos de trabalho específicos e gerais e, ao final, uma plenária com o propósito de fechar uma carta de propostas da I Conferência Livre de Comunicação para a Cultura, com o objetivo de levá-la às conferências nacionais.
11 de setembro de 2009
10º Seminário Nacional do CUCA da UNE
Vamos se organizar turma para levarmos uma caravana para o Seminário.
10 de setembro de 2009
SONORA.ufpe
2º Festival sonora.ufpe dá oportunidade para novas bandas.
Bandas de músicas autorais formadas por estudantes, técnicos administrativos e docentes da UFPE terão a oportunidade de mostrar seu talento no 2º Festival sonora.ufpe. O evento tem o objetivo de mapear as bandas autorais e descobrir novos talentos musicais na UFPE. As inscrições estão abertas entre 8 e 22 de setembro na Secretaria do Centro de Convenções da UFPE, no 2° andar. A divulgação do resultado as bandas pré-selecionadas estará no site da UFPE http://www.ufpe.br/.
As bandas pré-selecionadas deverão se apresentar ao vivo, diante da comissão julgadora, nos próximos dias 30 e 01, no Teatro do Centro de Convenções da UFPE. Será avaliada apenas uma música por banda.
O festival é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), junto ao Centro de Convenções (Cecon), ao Departamento de Música, ao Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e ao Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Premiação:
As 3 (três) bandas vencedoras receberão como prêmio:
1º lugar:
● Participação no Programa Domingo no Campus da UFPE;
● Participação no CD dos finalistas do 2.festival.sonora.ufpe;
● Participação no Programa Observa e Toca na Torre Malakoff;
● Participação no Festival Nação Cultural da FUNDARPE.
2º lugar:
● Participação no Programa Domingo no Campus da UFPE;
● Participação no CD dos finalistas do 2.festival.sonora.ufpe;
● Participação no Programa Observa e Toca na Torre Malakoff.
3º lugar:
● Participação no Programa Domingo no Campus da UFPE;
● Participação no CD dos finalistas do 2.festival.sonora.ufpe.
Mais informações no espaço da PROEXT (em pró-reitorias) no site http://www.ufpe.br/.
9 de setembro de 2009
Interseções - Corpo e Olhar
Fundação Joaquim Nabuco / Universidade Federal de Pernambuco 24 a 26 de setembro de 2009 – Recife - PE
O Interseções parte do domínio da dança, mas converge com a idéia de que as bordas interdisciplinares devem ser instáveis, fluidas e dinâmicas. Nas discussões que desejamos promover, o corpo está no foco, de modo que prescindimos das definições ontológicas, formais e ideológicas do que se entende por Dança. Do ponto de vista político, porém, desejamos que a dança se fortaleça como campo artístico e de saber, para que, no diálogo interdisciplinar e inter-artístico, a relação entre campos seja simétrica, e que compreensões como a de um corpo pensante substituam antigas oposições como a que se estabeleceu, durante longo tempo, entre corpo e mente.
Nesta sua primeira edição, o seminário Interseções propõe, principalmente, um espaço de interlocução entre Dança e Cinema, uma escolha que objetiva potencializar o ambiente de pesquisa e reflexão nas áreas de conhecimento dos dois novos cursos superiores relacionados à Arte da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
Não percam, o CUCA durante o Interseções irá lançar seu Cine CUCA no Hall do CAC, com a exibição de vários curtas sobre o tema relacionado.
Acesse: org.intersecoes@associacaoreviva.org.br