18 de dezembro de 2009
9 de dezembro de 2009
Homenagem a UNE
Nesta Quinta-feira, 10 de Dezembro, a partir das 19hrs, a gloriosa União Nacional dos Estudantes será homenageada na Câmara de Vereadores de Olinda com a medalha Dom Helder Câmara, a maior condecoração oferecida pela casa legislativa olindense. Precisamos marcar presença no evento, reforçando nosso apoio à história e presente de luta de nossa combativa entidade. Sendo assim, escrevo para convocar todos a participarem deste importante momento - não deixe de ir! E vamo mostrar mais uma vez que a atual geração de militantes estudantis de nosso estado faz, sim, jus à história de luta e mobilizações da entidade máxima do poder jovem!
A Câmara de Vereadores de Olinda fica na Rua XV de Novembro, Varadouro, Olinda - Ao lado do Mercado Eufrásio Barbosa.
Saudações estudantis!
Virgínia Barros
Presidente da UEP
8 de dezembro de 2009
Feira Música Brasil 2009
Recife, a capital pernambucana, conhecida por sua extensa e qualificada produção musical, é um palco aberto e democrático. E é por essa razão a cidade escolhida para sediar a FMB 2009. Acompanhe abaixo a programação completa dos shows que acontecerão no Marco Zero, os painéis de debates, palestras, oficinas, rodadas de negócios, mostra de filmes e muito mais eventos que acontecerão entre os dias 9 e 13 de dezembro deste ano.
Prepare seus ouvidos! Vem muito som por aí!
Shows
Local: Marco Zero
Avenida Alfredo Lisboa, S/Nº, Armazém 12
Dia 09/12 Quarta-feira
20h30 - Banda Black Rio e Mano Brown
21h30 – Móveis Coloniais de Acaju
22h30 – Nação Zumbi e Convidados (Gravação do DVD ao vivo com participação dos Paralamas do Sucesso)
Dia 10/12 Quinta-feira
19h - A Trombonada
19h40 – Nina Becker
20h20 – Banda Naurêa
21h00 – Milocovik
21h40 – Júpiter Maçã
22h20 – André Abujamra
23h00 – Macaco Bong
23h40 – Mundo Livre
00h40 - Sepultura
Dia 11/12
19h - Daniel Migliavacca
19h40 – Fabiana Cozza
20h20 - Murillo da Rós
21h00 – Paula Morelenbaum
21h40 – Kassin
22h20 – Wilson das Neves
23h00 – Orquestra Contemporânea de Olinda
23h40 – Cidadão Instigado
00h40 – Pitty
01h40 - Marcelo D2
Dia 12/12
19h – China
19h40 – Aurinha do Coco
20h20 – Josildo Sá
21h00 – Samba de Rainha
21h40 – Anna Ratto
22h20 – Fino Coletivo
23h00 – Silvia Machete
23h40 – DJ Dolores
00h40 – Fresno
01h40 - Strike
Dia 13/12
18h – Orquestra Sinfônica do Recife
19h20 – Duo Gisbranco
20h30 – Tributo a Luiz Gonzaga
Programação Completa: www.feiramusicabrasil.com.br
6 de dezembro de 2009
Pernambuco se prepara para II Conferência Estadual de Cultura
Encontro acontece de 8 a 10 deste mês, no Recife, e deverá reunir cerca de mil pessoas de todo o Estado, entre delegados municipais, observadores e representantes da classe
Guilherme Almeida
Pernambuco tem motivos de sobra para comemorar os avanços conquistados na área de cultura, em tão pouco tempo. Desde 2007, quando a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) adotou o modelo de co-gestão, foi aberto um canal permanente de diálogo entre o Poder Público e representantes da classe, que resultou em ações nunca vistas no Estado: a criação de fóruns por linguagem e região, o surgimento e consolidação das comissões nas 12 Regiões de Desenvolvimento e a ampliação significativa dos recursos do Governo para a Cultura. Agora, todo esse trabalho vai ser materializado com a II Conferência Estadual de Cultura, que vai reunir representantes de todos os municípios pernambucanos, entre os dias 8 e 10 de dezembro, no Recife.
O encontro, que acontece no Personnalité Recepções, tem por objetivo traçar diretrizes e metas consideradas estratégicas para o setor. É na conferência, por exemplo, que será discutida a Lei da Política Pública de Cultura, primeira legislação estadual que regulamenta o setor. Ao fim do evento, serão eleitos delegados que representarão Pernambuco na Conferência Nacional de Cultura, marcada para março de 2010.
Ao todo foram realizados 25 fóruns regionais de cultura. Desses, 13 aconteceram entre 2007 e 2008 e 12 neste ano. Como resultado desses debates, representantes das diferentes linguagens elaboraram planos específicos prioritários. Após serem sistematizados, os planos foram colocados em prática através de linhas de ação nos editais de fomento, como os do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
Todo esse processo abriu caminho para a II Conferência Estadual de Cultura. Outro fato importante foi a realização das Conferências Municipais de Cultura, que receberam apoio teórico da Fundarpe. Ao todo, 154 cidades (mais de 80% do Estado) fizeram suas Conferências. Em 2005, quando aconteceu a I CEC, apenas 17 municípios em todo o Estado tinham efetivado as conferências.
“A forte participação dos municípios reflete a mobilização que o Governo do Estado realiza conjuntamente com prefeitos e gestores culturais nos últimos dois anos, a partir do Plano de Gestão Pernambuco Nação Cultural. No modelo de co-gestão, os fóruns regionais de cultura acontecem como uma escuta junto à população, colhendo opiniões e propostas que auxiliem o governo no desenvolvimento de políticas públicas na área de cultura”, afirmou a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo. “Também é ali que se discute a implementação da Lei da Política Pública de Cultura do Estado”, concluiu.
A CONFERÊNCIA – A abertura da II Conferência Estadual de Cultura será feita pela presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, e pelo coordenador do Sistema Nacional de Cultura, João Roberto Peixe, às 19h30, do dia 8, no Personnalité, no bairro da Boa Vista. Na ocasião, Luciana apresentará o plano de gestão Pernambuco Nação Cultural e, em seguida, Peixe fará uma explanação sobre o tema da II CEC, que é o mesmo da Conferência Nacional, marcada para março de 2010: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento Social”.
No dia 9, a partir das 8h30, os conferencistas deverão aprovar o Regimento Interno e, na sequência, às 11h, participarão de uma série de palestras sobre eixos temáticos específicos. O trabalho será feito em cinco grupos, cada um com um coordenador e tema diferentes. Participarão da rodada de debates os seguintes ministrantes: Carmem Lelis e Teca Carlos com a palestra Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Amélia Reynaldo e Carlos Carvalho com Cultura, Cidade e Cidadania; José Vergolino e Célia Campos com um debate acerca de Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Edgar Andrade com Cultura e Economia Criativa; e Luciana Azevedo e Roberto Peixe sobre Gestão e Institucionalidade da Cultura.
À tarde, a partir das 14h30, os participantes se encontram em grupos temáticos para levantamento e análise das propostas apresentadas durante o dia.
No dia 10, a programação começa às 8h30, já para a sistematização das propostas e encaminhamento para realização da Plenária Final da Conferência, marcada para as 10h. Por fim, concluídas as deliberações da II Conferência Estadual de Cultura, serão eleitos os delegados para a Conferência Nacional de Cultura. De acordo com a coordenadora da II CEC, Teca Carlos, a escolha dos delegados deverá obedecer à seguinte ordem: “Serão eleitos 33 delegados da sociedade civil e 17 do Poder Público”, afirmou.
ETAPA PRELIMINAR – As atividades ligadas à II CEC já começam no dia 8 pela manhã. A partir das 8h até o fim do dia, cerca de 160 representantes das 12 Regiões de Desenvolvimento participam do primeiro encontro das Comissões Regionais de Cultura, também na Personnalité Recepções, no Centro do Recife. Na ocasião, também estarão presentes os representantes das Comissões Setoriais da Fundarpe. Esses integrantes serão chamados Delegados Natos da Conferência.
SERVIÇO:
II Conferência Estadual de Cultura
Local: Personnalité Recepções – Avenida Conde da Boa Vista, 1450, Boa Vista
Dia 08/12/2009
17h às 19h30 – Credenciamento
19h30 às 21h – Palestras
Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento – Roberto Peixe
Gestão da Política Pública de Cultura – Luciana Azevedo
21h – Atração cultural e coquetel
Dia 09/12/2009
8h às 12h – Credenciamento
8h30 às 11h – Apresentação e Aprovação do Regimento Interno
11h às 13h – Palestras por Eixos Temáticos
Produção Simbólica e Diversidade Cultural – Antônio Paulo Rezende e Teca Carlos
Cultura, Cidade e Cidadania – Amélia Reinalde e Carlos Carvalho
Cultura e Desenvolvimento Sustentável – Fátima Brayner e Célia Campos
Cultura e Economia Criativa – Edgar Andrade e José Raimundo Vergolino
Gestão e Institucionalidade da Cultura – Luciana Azevedo e Roberto Peixe
12h às 13h – Debate
13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 18h – Grupos Temáticos: Levantamento e Análise das Propostas
Dia 10/12/2009
8h30 às 10h – Sistematização das Propostas para Plenária Final
10h às 13h – Plenária
13h às 14h30 – Almoço
Até 14h30 – Encaminhamento de moções
14h30 às 17h
Continuidade da Plenária.
Conclusão das propostas
Eleição dos Delegados para a II CNC
17h – Encerramento
5 de dezembro de 2009
Festival Canavial agita Zona da Mata Norte
Encontros de pontos de cultura, mestres griôs, cocos, maracatus e caboclinhos estão na programação. Público confere ainda seminários, palestras e ônibus-biblioteca
Mariana Reis
A diversidade cultural da Zona da Mata Norte pernambucana estará reunida em um só lugar durante o Festival Canavial, que acontece, este ano, de 20 de novembro a 05 de dezembro. Aliás, a festa acontece não só em um lugar, mas em vários: especificamente nas cidades de Nazaré da Mata, Vicência, Goiana, Condado e Aliança, abrigando uma programação extensa, incluindo desde o lançamento do CD Maracatu Atômico – Kaosnavial, parceria entre Jorge Mautner e o Maracatu Estrela de Ouro de Goiana até oficinas, aulas-espetáculo e seminários de formação de cultura popular. As Pretinhas do Congo também escolheram a ocasião para realizar o lançamento do primeiro CD do grupo, cujas atividades têm apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
Encontros de mestres coquistas, maracatus e caboclinhos e roda de conversas entre pontos de cultura também se integram ao evento. Além disso, esta edição conta com o projeto itinerante Caminhos do Canavial: uma espécie de ônibus-biblioteca, devidamente padronizado, no qual educadores levarão o fomento à leitura para lugares onde não se tem acesso aos livros, como engenhos, assentamentos e comunidades rurais.
Reunião com mestres griôs, oficinas de xilogravura, contação de histórias, concurso de redação e recital de poesias também são pedidas para o público que quiser conferir, in loco, tudo o que estará rolando durante os 15 dias do festival. Pesquisadores, representantes do MinC e grupos culturais de Brasília (DF), de Maceió (AL) e de Salvador (BA) também participam da programação, através de palestras, apresentações e oficinas (veja a programação completa abaixo).
De acordo com Afonso Oliveira, um dos organizadores do festival, grande parte da programação desenvolvida para o Canavial se apresenta através de projetos premiados pelo Ministério da Cultura e pela Fundarpe, consolidando uma política cultural para a região da Mata Norte. Ainda segundo ele, o objetivo do Festival Canavial é contribuir com as políticas públicas da região, hoje integrada ao Movimento Canavial, responsável pela existência do grande número de projetos executados pelos Pontos de Cultura e grupos culturais locais. A última edição do festival aconteceu em 2007, mas a atividade começou a fazer parte da cena cultural da Zona da Mata Norte em 2006.
As atrações se concentrarão em sete pontos de cultura escolhidos pelo Ministério da Cultura e pela Fundarpe, pelas escolas públicas, praças públicas, engenhos, distritos e sedes dos grupos culturais. Entre os pontos de cultura envolvidos na iniciativa estão Estrela de Ouro (Aliança), Ororubá (Pesqueira), Poço Comprido (Vicência), Caboclinhos de Goiana (Goiana), Alafiá (Goiana), Coco de Umbigada (Olinda), Cinema de Animação (Igarassu), Coco de Pontezinha (Cabo), Pontão de Cultura Canavial (Nazaré da Mata), Engenho dos Maracatus (Nazaré da Mata), Retretas (Condado) e Macaparana Arte e Cultura (Macaparana).
Confira a programação completa do Festival:
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL CANAVIAL 2009
DATA: 20 de Novembro a 05 de dezembro 2009
Locais: Vicência, Goiana, Nazaré da Mata, Aliança e Condado
VICÊNCIA
Local: Ponto de Cultura Engenho Poço Comprido
20/11 – Celebração da Consciência Negra
20h às 2h - Encontro de Coco de Roda
Coco Popular de Aliança (Aliança)
Coco Catolé (Goiana)
Coco de Umbigada (Olinda)
Coco de Biô e o Mestre Valmir (Nazaré da Mata)
Coco de Sinhá (Condado)
Coco Cancão Piou (Pesqueira)
Coco de Pontezinha (Cabo de Santo Agostinho)
Coco da Yá (Goiana)
21/11 - Projeto “Caminhos do Canavial - Leitura, Cordel e Tradições Culturais da Zona da Mata” com o Ônibus do projeto realizando as seguintes atividades:
9h às 12h - Concurso de Redação
9h às 00h - Exposição de Xilogravuras
14h às 15h - Palestra com o Cordelista Costa Leite.
15h às 17h – Oficina de Leitura (contadores de história)
20h - Recital de Poesias
21h às 2h Apresentação dos grupos:
Mamulengo Flor de Jasmim de Mestre Calu (Vicência)
Mamulengo Sem Fronteiras (Brasília)
Chico Simões e o Mamulengo Presepada (Brasília)
Erasmo dos 8 Baixos (Vicência)
Tropeiros Cia. de Dança (Vicência)
Maracatu Estrela de Ouro (Aliança)
22/11 – Roda de Pontos de Cultura
14h às 17h
Chico Simões – Ponto de Cultura Invenção Brasileira (Brasília-DF)
José Lourenço da Silva – Ponto de Cultura Estrela de Ouro (Aliança-PE)
Beth de Oxum – Ponto de Cultura Coco de Umbigada (Olinda-PE)
Lula Gonzaga – Ponto de Cultura Cinema de Animação (Igarassu-PE)
Walter Cedro – Ponto de Cultura Invenção Brasileira (Brasília-PE)
José Marcolino – Ponto de Cultura Alafiá (Goiana-PE)
Pedro Júnior – Ponto de Cultura Caboclinhos de Goiana (Goiana-PE)
Fátima Menezes – Ponto de Cultura Encantando a Vida (Maceió-AL)
Wanessa Santos – Pontão de Cultura Canavial (Nazaré da Mata – PE)
Eliane Rodrigues – Ponto de Cultura Engenho dos Maracatus (Nazaré da Mata – PE)
Joana D’Arc – Ponto de Cultura Poço Comprido (Vicência-PE)
Floriano Júnior – Ponto de Cultura Ororubá (Pesqueira-PE)
Carlos Alberto – Ponto de Cultura Retretas (Condado-PE)
Elizeu Silva – Ponto de Cultura Ororubá (Pesqueira – PE)
23/11 a 27/11 – 14h às 17h – Oficina de Artesanato de Bananeira com as Mestras Cosminha e Mazé
23/11 a 27/11 – 9h às 12h – Oficina de Rabeca – com Thiago Noiado de Goiana
23/11 a 27/11 – 14h às 17h – Oficina Artesanato de bijuteria Sementes do Canavial - Oficineiras: Mestras Cida e Beta
27/11 – 9h às 12h – Aula Espetáculo - com os Mestres Griôs do Ponto de Cultura Estrela de Ouro na Escola Urbano Ramos de Murupé 02/12 – 9h às 16h – 1ª. Conferência do Movimento Canavial
Conferência com todos os participantes do Movimento Canavial
03/12 – 14h às 17h - Seminário Interações Estéticas
Afonso Oliveira – Produtor do Projeto Trilogia Maracatu Atômico – Kaosnavial
Representante do MinC
Representante dos Artistas do Edital Interações Estéticas
Clara Trigo – Artista do Movimento Conexões Criativas – Salvador-BA
Coordenação: Tâmisa Vicente – Turismóloga e Diretora da Associação Reviva
ALIANÇA
Local: Assentamento Margarida Alves -Upatininga
25/11 – Projeto “Caminhos do Canavial - Leitura, Cordel e Tradições Culturais da Zona da Mata” com o Ônibus do projeto realizando as seguintes atividades:
9h às 12h – Concurso de Redação
9h às 00h – Exposição de Xilogravuras
14h às 15h – Palestra com o Cordelista Costa Leite.
15h às 16h – Oficina de Leitura (contadores de história)
16h – Recital de Poesias
17h – Pastoril Pipoquinha
18h – Cavalo Marinho Mestre Batista
Local: Ponto de Cultura Estrela de Ouro
28/11 – 9h às 16h – Roda de Mestres
Roda com 20 Mestres da Cultura Popular
Mestre Biu do Coco
Mestre Pai Mário
Mestre Luiz Timoteo
Mestre Val
Mestre Zé Duda
Mestre Serginho da Burra
Mestre João Paulo
Mestre Biô
Mestra Gil
Mestre Mariano Teles
Mestre Luiz Caboclo
Mestre Mané do Boi
Mestre João Limoeiro
Mestre Gercino
Mestre Pedro
Mestra Biloco
Mestra Nininha
Mestre Walmir
Mestre Neilton
Mestre Nelson
28/11 – Festa de Terreiro
21h – Coco Popular (Aliança)
22h – João Limoeiro e a Ciranda Brasileira (Carpina)
23h – Toadas de Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho)
00h – Maracatu Estrela de Ouro (Aliança)
04/12 – 9h às 16h - Seminário Pequena Subversão
Isa Trigo – Pesquisadora e Professora da Universidade Estadual da Bahia
A subversão dos Mestres em Movimento
César Pereira – Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco
A Pequena subversão do Ponto de Cultura Estrela de Ouro
Severino Vicente da Silva – Pesquisador e Professor da UFPE
A importância dos Mestres para a subversão na Educação Brasileira
Coordenação: Valéria Vicente – Pesquisadora, Bailarina e Professora da UFPB
04/12 – Projeto “Caminhos do Canavial - Leitura, Cordel e Tradições Culturais da Zona da Mata” com o Ônibus do projeto realizando as seguintes atividades:
9h às 12h – Concurso de Redação
9h as 0h – Exposição de Xilogravuras
14h às 15h – Palestra com o Cordelista Costa Leite.
15h às 17h – Oficina de Leitura (contadores de história)
17h – Recital de Poesias
18h – Cavalo Marinho Mestre Batista
GOIANA
Local: Ponto de Cultura Caboclinhos de Goiana
21/11 – 20h – Fundação da Associação dos Caboclinhos de Goiana
Encontro dos Caboclinhos de Goiana
Caboclinho Cahetés
Caboclinho Sete Flechas
Caboclinho Tupinambá
Índios Tabajaras
Caboclinho Potiguares
Caboclinho Tapuia Canindé
Caboclinho Canindé
Caboclinho Carijós
Caboclinho Caripó
Caboclinho Iraguara
23 a 27/11 – 9h às 12h – Oficina de Caboclinho com Mestre Neilton e Mestre Pedro Jr.
Local: Escolas da cidade
23 a 27/11 – 9h às 17h Aula-espetáculo dos Mestres do Ponto de Cultura Caboclinhos de Goiana Escola
23/11 – Escola IV Centenário – Caboclinho Carijós
24/11 – Escola Benigno Pessoa de Araújo – Caboclinho Canindé
25/11 – Escola Professora Cynira Florianna dos Prazeres – Caboclinho 7 Flechas
26/11 – Escola Augusto Gondim – Caboclinho Tapuia Canindé
27/11 – Escola Irmã Marie Armelle – Caboclinho Tupinambá
Local: Sede das Pretinhas do Congo
Baldo do Rio
29/11 - 14h – Encontro de Juremeiros
16h – Projeto Alafiá e Lançamento do CD Pretinhas do Congo (Finalização do Projeto de Manutenção do Funcultura)
17h – Pretinhas do Congo de Goiana
18h – Pretinhas do Congo de Carne de Vaca
19h – Italo Pay e Zabumba Mundi
CONDADO
22/11 – Festa do Ponto de Cultura Retretas
Local: Centro da Cidade
16h – Cambindas Velhas (Pesqueira)
17h – Caiporas (Pesqueira)
18h – Escola da Samba Labariri (Pesqueira)
19h – Charles Teony (Olinda)
20h – Banda Filarmônica 28 de junho (Condado)
Local: Distrito de Jararaca
30/11 - Projeto Caminhos do Canavial com o Ônibus do projeto realizando as seguintes atividades:
9h às 12h – Concurso de Redação
9h às 17h – Exposição de Xilogravuras
14h às 15h – Palestra com o Cordelista Costa Leite.
15h às 16h – Oficina de Leitura (contadores de história)
16h – Recital de Poesias
17h – Cavalo Marinho Flor do Amanhã (Condado)
NAZARÉ DA MATA
Local: Pontão de Cultura Canavial - Engenho Santa Fé – Ponto de Cultura Engenho dos Maracatus
23/11 a 27/11 – Oficina Cine Anima – Cinema de Animação com o Mestre Lula Gonzaga
27/11 - Projeto Caminhos do Canavial com o Ônibus do projeto realizando as seguintes atividades:
Concurso de Redação
Exposição de Xilogravuras e Palestra com o Cordelista Costa Leite.
Recital de Poesias
Encontro dos Maracatus
19h - Maracatu Coração Nazareno (Nazaré da Mata)
19h40 - Maracatu Leão Cultural (Nazaré da Mata)
20h20 - Maracatu Estrela (Tracunhaém)
21h - Maracatu Aguia Dourada (Nazaré da Mata)
21h40 - Maracatu Leão da Serra (Nazaré da Mata)
22h20 - Maracatu Estrela de Ouro (Aliança)
23h- Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata)
23h30 – Maracatu Cambinda Dourada (Camaragibe)
24/11 – Aulas-espetáculos nas Escolas:
Escola Edite de Moraes Coutinho - Maracatu Coração Nazareno
Escola Monsenhor Carlos Neves Calábria – Maracatu Leão Misterioso
Escola Dom Ricardo Vilela – Maracatu Águia Dourada
Local: Parque dos Lanceiros
05/12 - A Celebração do Canavial
20h – Coral Encantando a Vida (Maceió)
21h – Maracatu Nação Pernambuco (Olinda)
22h - Ítalo Pay e a Zabumba Mundi (Goiana)
23h – Fim de Feira (Recife)
0h - Projeto Maracatu Atômico – Kaosnavial com Jorge Mautner& Nelson Jacobina, Maracatu Estrela de Ouro e Afonjah (Rio de Janeiro e Aliança)
1h - Ticuqueiros (Nazaré da Mata)
28 de novembro de 2009
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
A União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) participou recentemente da Conferência Estadual da Educação de Pernambuco (CONEPE), que foi realizada no Hotel Recife Palace, entre os dias 25 e 27 de novembro.A UEP aproveitou a ocasião apara divulgar a campanha "UPE e Sociedade: todos unidos pela gratuidade", que é uma das principais bandeiras da atual gestão da entidade.
Os estudantes fizeram uma grande mobilização junto aos profissionais de educação presentes na Conferência pela gratuidade da Universidade de Pernambuco e pela destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação. O movimento estudantil conseguiu aprovar, além destas duas pautas, a questão do passe-livre e outros pontos de grande importância.
Para Virgínia Barros, presidente da UEP, a participação dos estudantes na CONEPE foi fundamental. "Consideramos uma grande vitória a aprovação das pautas estudantis na Conferência. Durante todo o evento, conseguimos manter a unidade do movimento estudantil em prol da destinação dos 50% do fundo social do Pré-Sal para educação e, principalmente, pela gratuidade da UPE. Temos agora um grande instrumento de pressão para cobrar do poder público o fim das mensalidades na universidade."
26 de novembro de 2009
10º Seminário do CUCA
O 10º Seminário Juventude, Cultura e Política, realizado pelo CUCA da UNE, reuniu jovens, artistas e ativistas de diversos movimentos de todo Brasil, numa programação de quatro dias, no Centro de Artes Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro.
No primeiro dia do seminário foi lançado o catálogo da I Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UEE do Rio de Janeiro, além do livro, " Da Tropicália aos Pontos de Cultura", uma obra de Aline Carvalho. A autora analisa a cultura brasileira relacionando a produção cultural da década de sessenta aos dias de hoje.
Além da rede do CUCA pertencente às cinco regiões do país, participaram também organizações como o grupo Tá na Rua, do Rio de Janeiro, o Pombas Urbanas de São Paulo, CEMJ - Centro de Estudos e Memória da Juventude e os coletivos que integram o PIA - Programa de Interferência Ambiental, como GIA, de Brasília e Coletivo Camaradas, do Crato, cidade localizada na região do Cariri, no sertão do Ceará. O PIA realizou durante o seminário, uma intervenção urbana que envolveu os participantes do seminário, na região central do Rio. Cartazes foram fixados em locais do centro da cidade. A intervenção foi coordenada pelo PIA.
O seminário tratou de assuntos referentes à organização do CUCA, indicou os rumos da coordenação do Instituto Circuito Nacional de Cultura e Arte da UNE para os próximos três anos e definiu diretrizes para as frentes de atuação dos coletivos nacionais, como o de comunicação, articulação, artes, audiovisual e o PIA - Programa de Interferência Ambiental.
O CUCA Pernambuco participou de forma ativa, a maior representação do estado no Semináro com 15 pessoas de várias regiões e universidades, mostrando a força do estado e avaliando que estamos antenados com o momento atual.
Confira as deliberações que nortearão o trabalho do CUCA:
- Realizar etapas regionais preparatórias das Bienais da UNE
- Realizar um mapeamento cultural do Circuito
- Realizar Fórum por áreas, ambiente para uma maior formulação, no formato de Seminário
- Realizar o Espaço CUCA nos FSM (Porto Alegre e Salvador) com prioridade no fortalecimento da rede dos pontos de cultura
- Priorizar a utilização do Software Livre como ferramenta de comunicação do CUCA; criar rede social do cuca na plataforma culturadigital.br
- Migrar o blog para um site .org (portal); integrar a rede de blogs dos CUCAs
- Incluir na pauta do CUCA, plataforma que vise a qualificação da formação dos cursos de artes;
- Aprimorar a participação do CUCA no circuito dos encontros nacionais de estudantes
- Fortalecer a rede de parceiros - Centro e Circuito
- Criar cursos e oficinas para capacitação dos agentes atuantes dos CUCAs
- Encaixar de forma qualitativa no nosso calendário, as ações nacionais que possibilitem o envolvimento de toda rede
- Atualizar o conteúdo da cartilha do CUCA - Circuito
- Alinhar o planejamento nacional aos cucas estaduais e seus respectivos núcleos
Conferência Livre
Estimulado pela troca de saberes, a rede do CUCA realizou a Conferência Livre de Cultura, etapa que compreende a participação da sociedade no processo de Conferência Nacional de Cultura e que possibilita a intervenção do movimento social na elaboração de propostas que serão discutidas na Conferência de Cultura. Uma programação que contou com participantes de quinze estados, das cinco regiões do país. Foram eles: Pernambuco, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Confira as resoluções aprovadas na Conferência Livre de Cultura.
Resolução da Conferência Livre de Cultura, Rio de Janeiro
- Consolidaçãoo dos pontos de cultura e do programa cultura viva como política de estado através de lei específica (lei cultura viva, proposta em construção pela comissão nacional dos pontos de cultura)
- Definição de marcos regulatórios e mecanismos legais para os trabalhadores da cultura, pela criação de mecanismos tributários, trabalhistas e previdenciários que amparem os trabalhadores do setor cultural. Incentivo, apoio e amparo a profissionalização dos jovens trabalhadores do setor cultural.
- Ampliação de politicas e programas transversais entre educação e cultura, compreendendo escolas e universidades como importantes equipamentos culturais que devem estar a serviço de suas comunidades.
- Ampliação dos mecanismos de fomento e acesso a produção, circulação de fruição de bens culturais. Defesa de políticas de ampliação do acesso ao consumo de bens culturais para os estudantes e a juventude, tais como a meia entrada, vale cultura, meia passagem e editais públicos;
- Revisão dos mecanismos de financiamento ao setor cultural; aprovação do projeto da nova lei de fomento a cultura apresentado pelo MinC;
- Pela aprovação e regulamentação da PEC 150 e inclução da cultura como direito social inalienável na carta constitucional;
- Aprovação do Sistema Nacional de Cultura e do Plano Nacional de Cultura.
Postado por Instituto CUCA da UNE
20 de novembro de 2009
Teatro para Visão Anti-Áerea
O NAVE inaugura sua nova sede com a exposição NÓSXVÓSXGOV - o que pode o que não pode, com os artistas Gil Vicente, Flávio Emanuel, e Rodrigo Braga, representando três gerações da complexa produção de arte pernambucana, em um momento que as atuais instituições brasileiras passam por um processo de reformulação e atualização de seus formatos e procedimentos curatoriais.
Mais do que nunca o Núcleo exercitará a democratização da informação e o exercício coletivo direcionando seus eventos para convergências de pensamentos, linguagens e ferramentas.
O CUCA Pernambuco em conjunto com a UFPE e a PROEXT aproveita o momento para articular uma parceria para o próximo periodo, com a Exposição Teatro para Visão Anti-Áerea, com produção fotográfica de 15 estudantes universitários da região metropolitana como pontapé inicial, mostra uma outra forma de visualizar as imagens, com a visão de baixo para cima. Esse projeto tem como perspectiva ser uma ação intinerante para o próximo semestre, onde irá percorrer universidade de todo o estado, mostrando o potencial artístico produzido por estudantes.
16 de novembro de 2009
CUCA Pernambuco e UEP tem participação destacada na Conferência Estadual de Comunicação
Aconteceu no último fim-de-semana, no Hotel Jangadeiro, em Recife, a I Conferência Estadual de Comunicação de Pernambuco, com o tema "Meios para a Construção de Direitos e de Cidadania na Era Digital". Foram dias de intensos debates que resultaram em resoluções em defesa da democratização dos meios de comunicação e que reuniram 238 pessoas, entre representantes da sociedade civil organizada, empresários e membros do Poder Público.
Ao final de três dias de painéis e debates, os participantes elaboraram 544 propostas que serão enviadas para a Conferência Nacional, que acontece em Brasília, em dezembro. Também elegeram os 68 delegados que vão representar o Estado no evento nacional. Desse total, 30 representam a sociedade civil, outros 30 a sociedade civil empresarial e 8 representam o Poder Público.
O representante do Cuca da UNE em Pernambuco, Rafael Buda, foi eleito delegado para CONFECOM Nacional, tendo em sua suplência a presidente da UEP Virgínia Barros. As entidades estudantis participaram ativamente não somente dos debates e plenárias realizadas durante a conferência, como também compuseram a comissão organizadora do evento.
Para a diretoria de comunicação da UEP, Ingrid Ivonoska "Este processo de conferências para a discussão da ação da mídia em nosso país é de suma importância não somente por ser inédito no Brasil, mas pela amplitude do tema que interfere, de certa maneira, em todos os aspectos da sociedade".
www.estudantepe.com
29 de outubro de 2009
O Ministério da Cultura (MinC) organiza uma semana especial de eventos em homenagem ao Dia Nacional do Livro
Com uma parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a Escola de Comunicação da UFRJ e a Faculdade de Comunicação Social da UERJ, o Ministério da Cultura está promovendo uma semana especial em comemoração aos 199 anos da Fundação Biblioteca Nacional e o Dia Nacional do Livro, ambos no dia 29 de outubro.
Desde 1966 se comemora o Dia Nacional do Livro. A escolha da data é uma referência à transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Rio de Janeiro, ocorrida em 1810, e reconhecida como o embrião da Biblioteca Nacional. O primeiro livro que foi publicado no Brasil foi “Marília de Dirceu”, do inconfidente Tomas Antônio Gonzaga.
As comemorações vão acontecer no prédio da Biblioteca Nacional no RJ, entre os dias 27 e 30 de outubro, e vão contar com discussões, debates e lançamento de livros. Entre os lançamentos “O Livro de Horas de Dom Fernando”, publicação fac-símile de um manuscrito datado de 1378. No dia 30, a Biblioteca promove o lançamento da obra “Impresso no Brasil - 1808 a 1930″, da Editora Verso Brasil, organizada pelo historiador da arte, Rafael Cardoso.
Além da programação especial, a agenda da BN abriga três exposições simultâneas, exibindo acervos sobre Euclides da Cunha, Carmen Miranda e Revolta da Chibata. Todos os eventos são gratuitos.
O evento é realizado pelo MinC e suas Secretarias e instituições que mantém políticas públicas do Livro, Leitura e Literatura como, por exemplo, o programa de implantação de bibliotecas pública.
O CUCA dá a dica: todos os cuqueiros desliguem o computador e vão ler um livro !
Por Vanessa Angeiras.