23 de abril de 2009

I Encontro dos Estudantes do ProUni Pernambuco e o 40° CEEG da UEP





Nos dias 14 e 15 de março, a UEP, a UNE, o CUCA, o DCE da UNICAP e o DCE da FAVIP realizaram o I Encontro dos estudantes do ProUni Pernambuco, junto com o 40° CEEG da UEP, na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. O evento reuniu estudantes em espaços de debates, com a proposta de otimizar as demandas levantadas nos últimos quatro anos do ProUni.

É a continuidade do processo de uma consulta pública para a sistematização do projeto em prol da educação. O encontro contou com a presença do Diretor Jurídico da UNE, André Tokaski; a coordenadora geral do ProUni no MEC, Paula Branco; a presidente da UEP, Anne Cabral; e o presidente do DCE da UNICAP, Lenine Miranda.

O plano ideal de educação é a inserção de todos os alunos na rede pública de ensino superior e, consequentemente, o aumento de suas vagas. Porém, é necessário que não esqueçamos o processo histórico do Brasil, e que tais medidas ideais necessitam de tempo para serem realizadas. Assim, a expectativa do encontro era promover essa discussão sobre o processo da reforma universitária que está tramitando no governo federal.

Então, o que fazer com a educação dessa geração que carece de vagas no setor público? Deixá-la à mêrce do acaso? Soluções imediatas são imprescindíveis ao longo do processo de construção e reforma educacional. É necessário inserir o estudante na universidade, onde todos possam lutar por melhoramento. E, por isso, tão grande é a importância do ProUni, que viabiliza a perspectiva da escola pública no ingresso à faculdade. O projeto já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do primeiro semestre de 2008, cerca de 385 mil estudantes, sendo 270 mil com bolsas integrais.

Além das bolsas integrais e parciais de estudo, o ProUni oferece também ações conjuntas de incentivo ao auxílio dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência. Ademais, o estudante não pode possuir mais de uma bolsa permanência, pois é recurso público e , pela legislação, o estudante do ProUni tem que ser tratado de forma igualitária aos demais estudantes, possuindo os mesmos direitos e o mesmo tratamento.

A nossa luta está, justamente, pelo acesso do aluno dentro da faculdade e a quebra de diferenças. Para que juntos possamos contribuir e lutar pelo desenvolvimento educacional do país.

O primeiro encontro trouxe grandes discussões e esclarecimentos quanto ao projeto, e foi finalizado com a atividade do CUCA, uma noite animada ao melhor do pé de serra nordestino.
O dia seguinte deu continuidade com o 40° CEEG da UEP, que aprovou o regimento para a proxima eleição da entidade, e que teve a tarde o seu término.