Nos dois dias de Seminário foram discutidas questões políticas e culturais, os estudantes deram idéias e contribuições ao CUCA PE, além de descobrirem um pouco mais sobre o projeto.
No primeiro dia o Seminário contou a presença de Jorge Garcia - Representante da regional do Ministério da Cultura no Nordeste, Rafaella Rafael – Setor de Projetos e Planejamento da FUNDARPE e Antonio Vinicius – Vice Regional da UNE em Pernambuco. O debate central foi o papel da juventude na construção de políticas publicas para cultura e como pode haver uma sinergia entre os setores.
Ficou claro que nos últimos 7 anos o Brasil vem passando por um processo transformador e que as políticas culturais nas 3 esferas vêem contribuindo para que a cultura seja um tema transversal e decisivo para termos um país casa vez mais avançado. Os estudantes também tiveram a oportunidade de tirar duvidas sobre o modelo de financiamento e sobre o encaminhamento de projetos através da rede do movimento estudantil organizada.
No segundo dia de trabalho os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o CUCA PE desde o seu nascimento. O coordenador do projeto iniciou os debates contando a história do CUCA PE e as suas realizações desde então. Congressos, Bienais e Pontão de Cultura fizeram parte da pauta sobre as realizações do CUCA PE. Além disso, projetos futuros como fóruns e o Seminário Nacional do CUCA em novembro entraram também em debate.