Esta é a terceira gestão eleita após a refundação da UEP, que esteve fechada por 20 anos. O Congresso contou com a participação da presidente na UNE, Lucia Stumpf, e de nomes da política pernambucana.
Para Anne Cabral, presidente da UEP na gestão 2007-2009, o Congresso é o maior fórum dos estudantes de Pernambuco. “Pela primeira vez, conseguimos atingir 100% das instituições de ensino superior do Estado, mostrando que este encontro, de fato, representa todos os estudantes”, ressalta.
Durante o Congresso, foi lançada a Revista UEP: 65 anos, que traz um levantamento da história da entidade e do movimento estudantil em Pernambuco desde 1944, quando a UEP foi fundada, até os dias atuais.
Outro momento marcate foi a participação do CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE, que realizou uma série de atividades durante o 37º Congresso. Para Rafael Buda, Coordenador do CUCA Pernambuco desenvolver a ação do Pontão de Cultura foi muito interessante. "O Congresso da UEP também consolida o projeto do CUCA no estado, participamos de vários fóruns, conversamos com muitos estudantes e com pontos de cultura locais, e poder realizar 5 atividades durante a programação do congresso promovendo a intereção entre a cultura popular e a cultura universitária, realmente foi algo muito importante para o momento que o CUCA passa no estado."
O debate de cultura também chamou atenção, pois ficou claro a proposta dos estudantes para realização da 1º Bienal de Cultura da entidade estadual, ficando assim a proxima gestão em conjunto com o CUCA responsaveis para sua construção, que deve acontecer nas ferias de julho do proximo ano.
O evento contou com a presença de grandes nomes que passaram pela UEP e pela UNE, além de familiares de mártires do movimento estudantil pernambucano, como Demócrito de Souza Filho e Cândido Pinto, que desde o Congresso da Reconstrução, em 2005, dá o nome à entidade.