24 de julho de 2009

Oficina Cine TelaBrasil


O Portal Tela Brasil é o desdobramento e a inclusão dos projetos Cine Tela Brasil e Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil na era digital e dá continuidade a uma trajetória que vêm sendo construida há anos pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.

Em Recife a atividade aconteceu em parceria com o CUCA, de 12 a 21 de julho, estudantes da região metropolitana participaram da Oficina e ao final realizaram 3 curtas-metragens Retratos de Cecília, Cego Encanto e De Concreto só a Passagem, onde podem ser vistos nos sites: http://www.telabr.com.br/ e no http://www.youtube.com/ colocando o nome do curta.

O cineasta Cláudio Assis participou no dia 21 de julho no Cinema da Fundação de um bate-papo com os alunos da Oficina Tela Brasil em Recife (PE). Além de compartilhar suas experiências no cinema, ele assistiu aos três curtas produzidos.

Pernambucano, Cláudio Assis começou seu trabalho como ator de teatro, no grupo Feira de Caruaru. Três anos mais tarde, passou a atuar no movimento cineclubista de Recife.
Realizou seu primeiro curta-metragem, “Henrique, Um Assassinato Político”, em 1986. Fundou em 1993 a produtora Parabólica Brasil, responsável pela produção de curtas como “Cachaça”, “Maracatu Maracatus” e “Texas Hotel”.

Assis também dirigiu documentários. “Amarelo Manga”, seu primeiro longa, foi filmado em 2001. Paralelamente a seu trabalho na direção, continou a atuar: em 2002, fez parte do elenco de “Madame Satã”; em 2005, esteve em “Crime Delicado”.

O CUCA Pernambuco deseja a todos alunos uma boa sorte e que continuem desenvolvendo a cena audio visual pernambucana.