22 de janeiro de 2010

Governo de Pernambuco promove um Carnaval que vale por muitos


Quem vem ao Carnaval de Pernambuco tem a impressão de que quatro dias de folia é pouco tempo para viver tudo que o Estado tem a oferecer. Ao contrário de outros locais do País, o Carnaval pernambucano não é espetáculo para ser apenas assistido, e sim vivido. Em 2010, o Governo do Estado promove 17 pólos com cortejos de grupos populares e shows, investindo na programação artística desses pólos R$ 16 milhões.
Além das tradicionais cidades do Recife e Olinda, Petrolina, Belém de São Francisco, Salgueiro, Triunfo, Pesqueira, Águas Belas, Bezerros, Catende, Timbaúba, Vitória de Santo Antão, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana, Itamaracá e Ipojuca receberão uma programação artística que valoriza as manifestações pernambucanas e nordestinas.

A abertura do Carnaval do Estado está programada para 05 de fevereiro, no Pólo do Fortim do Queijo, em Olinda, com apresentação do espetáculo Frever, além dos shows de Maestro Nunes e convidados, Antônio Nóbrega e o projeto Armandinho, Dodô e Osmar, em homenagem aos 60 anos do trio elétrico. Na ocasião, o público poderá assistir ao Encontro dos Bonecos Gigantes de Pernambuco, com a participação de 25 bonecos de todas as regiões do Estado, entre eles, os bonecos do Homem da Meia Noite, de Olinda, da Mulher da Sombrinha, de Catende, e a Bicharada do Mestre Jaime, o grande homenageado do Carnaval deste ano, de Salgueiro.

Além de música e cultura popular, diversas ações estão planejadas para compor a programação durante os dias de festa. No setor de artes plásticas, será realizada uma ação intitulada Brigada das Artes Visuais que promoverá uma intervenção com grafiteiros na Rua da Aurora, no Recife.

A Fundarpe também promove a Expocarnaval, feira de adereços carnavalescos que reúne artesãos de vários municípios do Estado. Os produtos expostos serão definidos pela Comissão Setorial de Artesanato. Na área de fotografia, a Fundarpe pretende exibir, nos 17 palcos, o acervo fotográfico reunido de 2007 para cá, além de alguns trabalhos selecionados nos concursos de fotografia Pernambuco Nação Cultural de 2008 e 2009, por meio de um slideshow.

HOMENAGEADO – Os moradores de Salgueiro esperam o ano inteiro até ver o Carnaval chegar e as ruas da cidade serem tomadas pela beleza da Bicharada do Mestre Jaime, principal atração do festejo da cidade. Em 2010, o Governo de Pernambuco celebra os 60 anos dessa manifestação, elegendo seu criador como homenageado do Carnaval do Estado.

O carnavalesco Jaime Conserva mantém viva a tradição iniciada em 1949, levando às principais ruas do município uma verdadeira fauna de vacas, lobos, galos, zebras, cavalos e veados, dentre outras máscaras, confeccionadas com papelão, cordão, barbante, goma, jornal e tinta pelo próprio mestre, que é alfaiate. A brincadeira começou a partir de uma troça chamada “Calça Frouxa” que, na década de 30, desfilava pela cidade usando máscaras exóticas e fantasias irreverentes, ao som das marchinhas e das orquestras de frevo.

As máscaras e bonecos gigantes produzidos por Mestre Jaime são tradicionalmente acompanhados por troças de frevos que fazem a animação dos cerca de 30 mil visitantes esperados na cidade em cada dia de evento. Mas é geralmente no domingo de Carnaval que a bicharada sai por Salgueiro, transformando a cidade num verdadeiro zoológico.

Neste ano, Mestre Jaime marcará presença na abertura da programação no Pólo do Fortim, no dia 05/02, no cortejo de cultura popular pelo Recife, que acontece no dia 09/02, e no Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira (13/02), quando a Bicharada, típica do Carnaval de Salgueiro, invade as ruas do Recife.

SEMANA PRÉ – É no palco montado ao lado da Igreja de São José dos Pescadores, no Fortim do Queijo, em Olinda, que o público de Olinda celebrará o início do Carnaval. O Encontro dos Bonecos Gigantes em homenagem à Bicharada de Mestre Jaime inicia a programação, seguido pela apresentação do espetáculo Frever, de Maria Paula Costa Rêgo, além dos shows de Maestro Nunes e convidados, Antônio Nóbrega e, para encerrar a noite, o projeto Armandinho, Dodô e Osmar, em homenagem ao trio elétrico. Durante os seis dias de apresentações musicais, passarão pelo palco do Fortim, 26 atrações, entre elas, Farofa Carioca, Elza Soares, Maracatu Nação Pernambuco, Los Sebosos Postizos, Orquestra Contemporânea de Olinda, Eddie, o Bloco Lírico Batutas de São José e Carlinhos Brown. Os shows começam, diariamente, às 18 horas, na sexta (05), sábado (06) e domingo (07) e às 19h, na segunda (08), terça (09) e quarta (10).

CASA DA CULTURA – Durante o Carnaval, a Casa da Cultura consolida-se como pólo de protagonismo para as mais diferentes expressões da cultura popular pernambucana. Serão oito dias de apresentações de grupos tradicionais, da sexta-feira da semana pré (05/02) até a sexta-feira da abertura do Carnaval (12/02). A programação acontecerá pela manhã e à tarde, com apresentações de cultura popular e shows no palco montado na área externa do centro cultural. A expectativa é repetir a diversidade do ano passado, quando o espaço contou com 37 atrações, como maracatus, bonecos gigantes, caboclinhos e orquestras de frevo, entre outras manifestações genuinamente pernambucanas.

CORTEJOS NO INTERIOR – Após cinco dias de apresentações em Olinda e Recife, é na quarta (10) e na quinta (11) de fevereiro, que a magia do Carnaval invade todas as regiões do Estado com um grande encontro de tradições entre as diversas expressões culturais. Nos dois dias, a programação de cada cidade contará com as apresentações de grupos de cultura popular, entre quatro grupos de tradição de cada região e quatro selecionados pelo edital promovido pela Fundarpe. Os dois dias de cortejos são destaque da programação de abertura do Carnaval em diversas cidades, como em Belém do São Francisco e em Salgueiro, no Sertão do Estado.

DIA DO FREVO – O frevo nasceu no final do século XIX, a partir da mistura das bandas militares, com capoeira e ritmos como dobrado, polca, maxixe e modinha. O primeiro registro da palavra só apareceu no dia 09 de fevereiro de 1907, como título de uma canção executada em um baile da época. Por esta razão, o dia 09 de fevereiro foi escolhido como o Dia do Frevo. Para festejá-lo, o Governo de Pernambuco promoverá um grande cortejo no bairro de São José, no centro de Recife. Na ocasião, 40 manifestações culturais de tradição - entre passistas de frevo, ursos, papangus, caboclinhos, maracatus, caiporas e caretas - desfilarão pela cidade com estandartes e bonecos gigantes, acompanhados por 100 músicos da Orquestra Jaguar. Na mesma data, será apresentado o busto em homenagem ao carnavalesco Enéas Freire, um dos fundadores do Galo da Madrugada. O busto é de autoria do artista Abelardo da Hora e será colocado na Praça Sérgio Loreto, onde está marcada a concentração das agremiações.

TRIO NO GALO – Este ano, o Galo da Madrugada homenageia a diversidade cultural de Pernambuco com o tema "Galo: Pernambuco de todos os Carnavais”, levando para os carros alegóricos, inúmeras manifestações do Interior do Estado, como os Caretas de Triunfo, os Caiporas de Pesqueira, os Papangus de Bezzeros, os Caboclinhos de Goiana, entre tantos outros. Para participar da festa, o Governo do Estado comandará novamente um trio elétrico para as ruas do centro do Recife. Animado pelo cantor Alceu Valença, o desfile promete ser inesquecível com a participação de uma atração internacional. O grupo cubano Steel Band enriquece a programação do Galo com uma apresentação que leva tambores de metal para os mais de um milhão de foliões.

CASA DA RABECA - Durante o Carnaval, a Casa da Rabeca será um pólo especial com programação de cultura popular, com o VI Carnaval Mesclado da Casa da Rabeca do Brasil. No domingo (14/02) e na segunda (15/02), das 9h às 18h, haverá encontro de maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, ursos, cavalos marinhos, caboclinhos, blocos e orquestras de frevo. Os grupos são representantes da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste. A perspectiva da organização é, ainda, de trazer pelo segundo ano consecutivo os Caiporas de Pesqueira, do Agreste Central, para participar da festa. Os Caretas de Triunfo também devem integrar a programação pela primeira vez em 2010. O Carnaval da Casa da Rabeca aconteceu pela primeira vez sob a batuta do Mestre Salustiano, falecido em 2009 e fundador da Casa. Na terça-feira (15), a partir das 9h da manhã, 54 maracatus da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco se encontram no Espaço Ilumiara Zumbi, com incentivo da Fundarpe.

PREMIAÇÃO – Como o Carnaval de Pernambuco é participativo, o folião do Estado também vai ser prestigiado. Este ano, o Governo de Pernambuco criou o prêmio Um Folião que Vale por Muitos, que elegerá, de sexta (12/02) a terça (16/02) da semana Carnavalesca, os três foliões mais criativos em cada cidade-pólo de Pernambuco. A seleção será feita por uma comissão composta por representantes do poder público e moradores do município. Cada premiado receberá o troféu. Com a iniciativa, o Governo do Estado pretende resgatar o sentido do verdadeiro brincante do Carnaval de rua. Para a escolha do folião mais irreverente serão considerados itens como fantasia, maquiagem e acessórios.

PESQUISA - A fim de avaliar o impacto socioeconômico do Carnaval de Pernambuco, a Fundarpe realizará uma pesquisa qualitativa nas 17 cidades envolvidas na festa. Além do público e de artistas, empresários responderão questionários específicos com o objetivo de avaliar o impacto na renda de restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, aluguéis de casas, ambulantes e barraquinhas e a geração de emprego formal e informal durante o período . Essa metodologia permitirá desenvolver avaliações distintas do Carnaval nos 15 pólos do interior, além do Recife e de Olinda individualmente.

REDES SOCIAIS – O folião que vier curtir o Carnaval de Pernambuco contará com o auxílio da internet para ficar por dentro da programação da festa de Momo. O hotsite www.carnavaldepernambuco.com abrigará, além da grade de atração em todas as 12 Regiões de Desenvolvimento, informações sobre as principais manifestações culturais do Estado, como os Caretas de Triunfo, os Caiporas de Pesqueira e os Papangus, da cidade de Bezerros. A novidade deste ano é que o internauta pode acompanhar as novidades do Carnaval, em tempo real, no Twitter (www.twitter.com/carnavalpe) e no Orkut da Fundarpe, além de conferir fotos exclusivas de todos os pólos de animação no Flickr da Fundação (http://www.flickr.com/photos/fundarpe/).