28 de novembro de 2009

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO


A União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) participou recentemente da Conferência Estadual da Educação de Pernambuco (CONEPE), que foi realizada no Hotel Recife Palace, entre os dias 25 e 27 de novembro.A UEP aproveitou a ocasião apara divulgar a campanha "UPE e Sociedade: todos unidos pela gratuidade", que é uma das principais bandeiras da atual gestão da entidade.

Os estudantes fizeram uma grande mobilização junto aos profissionais de educação presentes na Conferência pela gratuidade da Universidade de Pernambuco e pela destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação. O movimento estudantil conseguiu aprovar, além destas duas pautas, a questão do passe-livre e outros pontos de grande importância.

Para Virgínia Barros, presidente da UEP, a participação dos estudantes na CONEPE foi fundamental. "Consideramos uma grande vitória a aprovação das pautas estudantis na Conferência. Durante todo o evento, conseguimos manter a unidade do movimento estudantil em prol da destinação dos 50% do fundo social do Pré-Sal para educação e, principalmente, pela gratuidade da UPE. Temos agora um grande instrumento de pressão para cobrar do poder público o fim das mensalidades na universidade."

26 de novembro de 2009

10º Seminário do CUCA



O 10º Seminário Juventude, Cultura e Política, realizado pelo CUCA da UNE, reuniu jovens, artistas e ativistas de diversos movimentos de todo Brasil, numa programação de quatro dias, no Centro de Artes Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro.

No primeiro dia do seminário foi lançado o catálogo da I Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UEE do Rio de Janeiro, além do livro, " Da Tropicália aos Pontos de Cultura", uma obra de Aline Carvalho. A autora analisa a cultura brasileira relacionando a produção cultural da década de sessenta aos dias de hoje.

Além da rede do CUCA pertencente às cinco regiões do país, participaram também organizações como o grupo Tá na Rua, do Rio de Janeiro, o Pombas Urbanas de São Paulo, CEMJ - Centro de Estudos e Memória da Juventude e os coletivos que integram o PIA - Programa de Interferência Ambiental, como GIA, de Brasília e Coletivo Camaradas, do Crato, cidade localizada na região do Cariri, no sertão do Ceará. O PIA realizou durante o seminário, uma intervenção urbana que envolveu os participantes do seminário, na região central do Rio. Cartazes foram fixados em locais do centro da cidade. A intervenção foi coordenada pelo PIA.

O seminário tratou de assuntos referentes à organização do CUCA, indicou os rumos da coordenação do Instituto Circuito Nacional de Cultura e Arte da UNE para os próximos três anos e definiu diretrizes para as frentes de atuação dos coletivos nacionais, como o de comunicação, articulação, artes, audiovisual e o PIA - Programa de Interferência Ambiental.

O CUCA Pernambuco participou de forma ativa, a maior representação do estado no Semináro com 15 pessoas de várias regiões e universidades, mostrando a força do estado e avaliando que estamos antenados com o momento atual.

Confira as deliberações que nortearão o trabalho do CUCA:

- Realizar etapas regionais preparatórias das Bienais da UNE

- Realizar um mapeamento cultural do Circuito

- Realizar Fórum por áreas, ambiente para uma maior formulação, no formato de Seminário

- Realizar o Espaço CUCA nos FSM (Porto Alegre e Salvador) com prioridade no fortalecimento da rede dos pontos de cultura

- Priorizar a utilização do Software Livre como ferramenta de comunicação do CUCA; criar rede social do cuca na plataforma culturadigital.br

- Migrar o blog para um site .org (portal); integrar a rede de blogs dos CUCAs

- Incluir na pauta do CUCA, plataforma que vise a qualificação da formação dos cursos de artes;

- Aprimorar a participação do CUCA no circuito dos encontros nacionais de estudantes

- Fortalecer a rede de parceiros - Centro e Circuito

- Criar cursos e oficinas para capacitação dos agentes atuantes dos CUCAs

- Encaixar de forma qualitativa no nosso calendário, as ações nacionais que possibilitem o envolvimento de toda rede

- Atualizar o conteúdo da cartilha do CUCA - Circuito

- Alinhar o planejamento nacional aos cucas estaduais e seus respectivos núcleos

Conferência Livre

Estimulado pela troca de saberes, a rede do CUCA realizou a Conferência Livre de Cultura, etapa que compreende a participação da sociedade no processo de Conferência Nacional de Cultura e que possibilita a intervenção do movimento social na elaboração de propostas que serão discutidas na Conferência de Cultura. Uma programação que contou com participantes de quinze estados, das cinco regiões do país. Foram eles: Pernambuco, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Confira as resoluções aprovadas na Conferência Livre de Cultura.

Resolução da Conferência Livre de Cultura, Rio de Janeiro

- Consolidaçãoo dos pontos de cultura e do programa cultura viva como política de estado através de lei específica (lei cultura viva, proposta em construção pela comissão nacional dos pontos de cultura)

- Definição de marcos regulatórios e mecanismos legais para os trabalhadores da cultura, pela criação de mecanismos tributários, trabalhistas e previdenciários que amparem os trabalhadores do setor cultural. Incentivo, apoio e amparo a profissionalização dos jovens trabalhadores do setor cultural.

- Ampliação de politicas e programas transversais entre educação e cultura, compreendendo escolas e universidades como importantes equipamentos culturais que devem estar a serviço de suas comunidades.

- Ampliação dos mecanismos de fomento e acesso a produção, circulação de fruição de bens culturais. Defesa de políticas de ampliação do acesso ao consumo de bens culturais para os estudantes e a juventude, tais como a meia entrada, vale cultura, meia passagem e editais públicos;

- Revisão dos mecanismos de financiamento ao setor cultural; aprovação do projeto da nova lei de fomento a cultura apresentado pelo MinC;

- Pela aprovação e regulamentação da PEC 150 e inclução da cultura como direito social inalienável na carta constitucional;

- Aprovação do Sistema Nacional de Cultura e do Plano Nacional de Cultura.

Postado por Instituto CUCA da UNE

20 de novembro de 2009

Teatro para Visão Anti-Áerea





O NAVE inaugura sua nova sede com a exposição NÓSXVÓSXGOV - o que pode o que não pode, com os artistas Gil Vicente, Flávio Emanuel, e Rodrigo Braga, representando três gerações da complexa produção de arte pernambucana, em um momento que as atuais instituições brasileiras passam por um processo de reformulação e atualização de seus formatos e procedimentos curatoriais.
Mais do que nunca o Núcleo exercitará a democratização da informação e o exercício coletivo direcionando seus eventos para convergências de pensamentos, linguagens e ferramentas.
O CUCA Pernambuco em conjunto com a UFPE e a PROEXT aproveita o momento para articular uma parceria para o próximo periodo, com a Exposição Teatro para Visão Anti-Áerea, com produção fotográfica de 15 estudantes universitários da região metropolitana como pontapé inicial, mostra uma outra forma de visualizar as imagens, com a visão de baixo para cima. Esse projeto tem como perspectiva ser uma ação intinerante para o próximo semestre, onde irá percorrer universidade de todo o estado, mostrando o potencial artístico produzido por estudantes.

16 de novembro de 2009

CUCA Pernambuco e UEP tem participação destacada na Conferência Estadual de Comunicação


Aconteceu no último fim-de-semana, no Hotel Jangadeiro, em Recife, a I Conferência Estadual de Comunicação de Pernambuco, com o tema "Meios para a Construção de Direitos e de Cidadania na Era Digital". Foram dias de intensos debates que resultaram em resoluções em defesa da democratização dos meios de comunicação e que reuniram 238 pessoas, entre representantes da sociedade civil organizada, empresários e membros do Poder Público.

Ao final de três dias de painéis e debates, os participantes elaboraram 544 propostas que serão enviadas para a Conferência Nacional, que acontece em Brasília, em dezembro. Também elegeram os 68 delegados que vão representar o Estado no evento nacional. Desse total, 30 representam a sociedade civil, outros 30 a sociedade civil empresarial e 8 representam o Poder Público.

O representante do Cuca da UNE em Pernambuco, Rafael Buda, foi eleito delegado para CONFECOM Nacional, tendo em sua suplência a presidente da UEP Virgínia Barros. As entidades estudantis participaram ativamente não somente dos debates e plenárias realizadas durante a conferência, como também compuseram a comissão organizadora do evento.

Para a diretoria de comunicação da UEP, Ingrid Ivonoska "Este processo de conferências para a discussão da ação da mídia em nosso país é de suma importância não somente por ser inédito no Brasil, mas pela amplitude do tema que interfere, de certa maneira, em todos os aspectos da sociedade".

www.estudantepe.com