24 de julho de 2009

Oficina Cine TelaBrasil


O Portal Tela Brasil é o desdobramento e a inclusão dos projetos Cine Tela Brasil e Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil na era digital e dá continuidade a uma trajetória que vêm sendo construida há anos pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.

Em Recife a atividade aconteceu em parceria com o CUCA, de 12 a 21 de julho, estudantes da região metropolitana participaram da Oficina e ao final realizaram 3 curtas-metragens Retratos de Cecília, Cego Encanto e De Concreto só a Passagem, onde podem ser vistos nos sites: http://www.telabr.com.br/ e no http://www.youtube.com/ colocando o nome do curta.

O cineasta Cláudio Assis participou no dia 21 de julho no Cinema da Fundação de um bate-papo com os alunos da Oficina Tela Brasil em Recife (PE). Além de compartilhar suas experiências no cinema, ele assistiu aos três curtas produzidos.

Pernambucano, Cláudio Assis começou seu trabalho como ator de teatro, no grupo Feira de Caruaru. Três anos mais tarde, passou a atuar no movimento cineclubista de Recife.
Realizou seu primeiro curta-metragem, “Henrique, Um Assassinato Político”, em 1986. Fundou em 1993 a produtora Parabólica Brasil, responsável pela produção de curtas como “Cachaça”, “Maracatu Maracatus” e “Texas Hotel”.

Assis também dirigiu documentários. “Amarelo Manga”, seu primeiro longa, foi filmado em 2001. Paralelamente a seu trabalho na direção, continou a atuar: em 2002, fez parte do elenco de “Madame Satã”; em 2005, esteve em “Crime Delicado”.

O CUCA Pernambuco deseja a todos alunos uma boa sorte e que continuem desenvolvendo a cena audio visual pernambucana.

21 de julho de 2009

O estudante da USP Augusto Chagas é o novo presidente da UNE

Augusto atribui ao fato de ter tido contato com o movimento estudantil no primeiro ano de faculdade aos 19 anos a ampliação de sua visão sobre o mundo.

No Congresso mais representativo de sua história, a União Nacional dos Estudantes elegeu o paulistano Augusto Chagas, de 27 anos, são paulino declarado e fã de Telê Santana, estudante de sistemas de informação da Universidade de São Paulo (USP-Campus Leste). Augusto estará à frente de uma das mais importantes e tradicionais organizações da sociedade civil brasileira no próximo biênio.

A partir desse domingo (19), ele passa a figurar entre o seleto grupo dos que chegaram à presidência da UNE, nomes peso-pesado como José Serra, Aldo Arantes, Aldo Rebelo, Lindberg Farias e Orlando Silva Jr.

O novo presidente foi eleito com 71,8% dos votos pela chapa "Avançar nas mudanças" formada pelas forças Juventude Popular Socialista (JPS), Kizomba, Mudança, Mutirão e União da Juventude Socialista (UJS) e terá o compromisso de aprovar o Projeto de Lei da Reforma Universitária elaborado por estudantes de todo o Brasil em tramitação na Câmara dos Deputados, ver reerguida a nova sede da UNE na Praia do Flamengo e encampar a luta por mais acesso a universidade, ampliação do Programa Universidade para Todos (ProUni), pelo combate ao neoliberalismo, pela diminuição das desigualdades e distribuição de renda. "O Brasil vive um período em que os avanços democráticos são concretos e possíveis", avalia Augusto.

Augusto atribui ao fato de ter tido contato com o movimento estudantil no primeiro ano de faculdade aos 19 anos a ampliação de sua visão sobre o mundo. "Fazer parte do movimento estudantil é como cursar uma segunda universidade. É um espaço que favorece a formação humanista, de cidadão crítico e comprometido com seu papel na sociedade e na transformação do Brasil".

Nascido na capital paulista, Augusto morou em Rio Claro, interior do estado, onde presidiu o Diretório Acadêmico da Unesp-Rio Claro e o DCE da UNESP/Fatec e, por duas vezes, foi presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) nas gestões 2005-2007 e 2007-2009.

Com a experiência de quem esteve a frente da entidade que representa os universitários paulistas, ele sinaliza a radicalização nas pressões por mudanças no país, mobilizando um número cada vez maior de estudantes de diferentes linhas de pensamento para a lutas da UNE.

"Somos parte de uma nova era que discuti os avanços do Brasil, os avanços na educação e levantamos a bandeira do movimento estudantil, porque a UNE é parte de tudo isso e essa nova gestão, com Augusto presidente vai continuar a luta da entidade, que é uma luta história", disse Lúcia Stumpf, que passou o cargo neste domingo a Augusto.

À frente da UNE, Augusto é consciente da responsabilidade que tem em mãos e sonha com em fazer a União Nacional dos Estudantes do tamanho do país. O 51º Congresso da UNE aconteceu em Brasília, entre os dias 15 a 19 de julho, e reuniu cerca de 10 mil pessoas, sendo mais de 5 mil delegados com direito a voto, eleitos em 92% das instituições de ensino superior do Brasil.