25 de maio de 2009

37 º Congresso da UEP

No último final de semana, universitários pernambucanos se reuniram para discutir educação e os grandes desafios do Estado, no 37º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), que foi sediado na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (a 769 quilômetros do Recife, no Sertão do Estado). Na plenária final, realizada no domingo, a maioria dos estudantes votou na chapa "Agora Só Falta Você", elegendo Virgínia Barros, 23 anos, estudante de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, como a nova presidente na UEP pelos próximos dois anos.

Esta é a terceira gestão eleita após a refundação da UEP, que esteve fechada por 20 anos. O Congresso contou com a participação da presidente na UNE, Lucia Stumpf, e de nomes da política pernambucana.

Para Anne Cabral, presidente da UEP na gestão 2007-2009, o Congresso é o maior fórum dos estudantes de Pernambuco. “Pela primeira vez, conseguimos atingir 100% das instituições de ensino superior do Estado, mostrando que este encontro, de fato, representa todos os estudantes”, ressalta.

Durante o Congresso, foi lançada a Revista UEP: 65 anos, que traz um levantamento da história da entidade e do movimento estudantil em Pernambuco desde 1944, quando a UEP foi fundada, até os dias atuais.

Outro momento marcate foi a participação do CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE, que realizou uma série de atividades durante o 37º Congresso. Para Rafael Buda, Coordenador do CUCA Pernambuco desenvolver a ação do Pontão de Cultura foi muito interessante. "O Congresso da UEP também consolida o projeto do CUCA no estado, participamos de vários fóruns, conversamos com muitos estudantes e com pontos de cultura locais, e poder realizar 5 atividades durante a programação do congresso promovendo a intereção entre a cultura popular e a cultura universitária, realmente foi algo muito importante para o momento que o CUCA passa no estado."

O debate de cultura também chamou atenção, pois ficou claro a proposta dos estudantes para realização da 1º Bienal de Cultura da entidade estadual, ficando assim a proxima gestão em conjunto com o CUCA responsaveis para sua construção, que deve acontecer nas ferias de julho do proximo ano.

O evento contou com a presença de grandes nomes que passaram pela UEP e pela UNE, além de familiares de mártires do movimento estudantil pernambucano, como Demócrito de Souza Filho e Cândido Pinto, que desde o Congresso da Reconstrução, em 2005, dá o nome à entidade.

6 de maio de 2009

Programa Rumos Itaú Cultural 2009


Já estão abertas as inscrições para Arte Cibernética, Jornalismo Cultural, Cinema e Vídeo, Dança.

Mande já seu projeto!

Maiores informações sobre o Programa Rumos 2009 em
www.itaucultural.com.br/rumos